sábado, 18 de janeiro de 2014

Fim de semana 18 e 19/01

Fiz o cálculo do que já caminhei desde que cheguei.
Fui e voltei ao supermercado Smith’s (https://www.smithsfoodanddrug.com/) e ao Family Dollar (http://www.familydollar.com/) que é ao lado, umas cinco vezes (3 milhas ida e volta cada vez). Fui ao aeroporto para retirar o carro alugado uma vez (2 milhas). E hoje, sábado, 18/1, fiz um novo roteiro indo até a Universidade pela University Blvd, passando em frente ao Parque Científico e Tecnológico da UNM (http://iss.unm.edu/red/STP.html) e retornando pela Yale Blvd. até encontrar a Gibson Blvd. (4 milhas). Somando, 21 milhas, ou 33,796224 quilometros. É a distância de Porto Alegre a São Leopoldo.
Como estou aqui a 15 dias, se continuar nesta média, quando voltar ao Brasil terei caminhado 404 quilometros. É quase como ir de Porto Alegre a Florianópolis (454 km).
Como havia programado, ainda na sexta (17/1) fui à loja da AT&T para verificar como poderia trocar meu telefone por um smartphone. Vou precisar fazer a troca para que eu possa instalar o “token” do HSBC e operar meu internet bank adequadamente. O HSBC implementou a medida de segurança e praticamente obrigou seus clientes a terem um smartphone. Há uma opção de sistema pré-pago por $ 60 mês (ilimitado) mais o aparelho, um Nokia Lumia 520 com sistema operacional Windows por $ 100. O mesmo aparelho no Brasil está na casa dos R$ 380 (Buscapé).
Apesar de algumas dúvidas que me ficaram (não acreditei muito quando o atendente me disse que não tem qualquer bloqueio no aparelho e que eu posso trocar o chip por de outra operadora e vai funcionar) resolvi fechar o negócio, e então, o vendedor foi buscar o telefone, e... não tinha o aparelho. Ele ficou de pedir reposição de estoque e eu de voltar em outra oportunidade.
Mas esta ida a AT&T me permitiu observar melhor o sistema de transporte urbano da cidade. Para ir a loja que fica na Louisiana Blvd. precisei usar duas rotas de ônibus, a 16/18 que passa em frente ao meu residencial e depois a 766, a Red Line Rapid Ride.
Sempre há lugar para sentar pois os ônibus andam vazios (em qualquer horário – já mencionei que só pobre anda de ônibus aqui). Os ônibus tem duas portas (ou três no caso dos articulados da Rapid Ride) e as pessoas descem por qualquer delas, mas sobem só pela da frente para pagar ou apresentar os documentos de isenção.

É bem interessante. As pessoas nas paradas esperam que desçam os passageiros e só então sobem. Ao lado do motorista há um receptor de dinheiro e emissor de tikets (claro que não tem cobrador). Todos precisam pagar nesta máquina, ou apresentar a carteira de isenção. Então imaginem, desce todo mundo, sobe todo mundo, e todos passam no motorista e põem o dinheiro na máquina – cada parada é quase dois minutos de entra e sai (ainda bem que são poucos os passageiros). Ainda há os ciclistas, que colocam suas bicicletas na frente do ônibus em um suporte especial. Enquanto não está tudo acomodado o ônibus não arranca. Tudo muito calmo e tranquilo.
O ônibus aceita crianças de carrinho e cães. Carrinhos de bebes americanos são bem grandes (inclusive entre os pobres, maior parte dos passageiros) e ocupam um espaço que não existe nos ônibus brasileiros de transporte urbano. Aqui, os primeiros bancos da frente do ônibus são longitudinais o que gera uma área bem ampla para os enormes carrinhos, e assim se resolve a situação. 
Cães também são benvindos e ficam debaixo dos bancos de seus donos (latem menos do que as crianças choram). Todos os ônibus tem sistema de acesso para cadeirantes.
Mas, o mais interessante é que, ao descer, boa parte dos passageiros agradece o motorista e desejam um “have a nice day”. Inclusive quem desce pelas portas de trás, o que faz com que o agradecimento seja digo em voz bem alta para que o motorista ouça. O motorista emite um grunhido, fecha a porta e segue adiante.
Com este sistema quase bucólico o problema que se cria para mim é que há poucos horários de ônibus. A bem da verdade não é necessário mais, porque os ônibus sempre andam vazios. Mas você precisa andar com as tabelinhas de horários para saber quanto tempo vai esperar na parada pelo próximo ônibus. Tem um app que pode ser baixado no smartphone para controlar este horários e se eu fizer um upgrade no meu telefone serei um feliz usuário.

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